Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Colunista de Filosofia do jornal jurídico Carta Forense (desde 2006)
Professora de Mitologia Greco-Romana (Galleria Borghese, Roma)
Professora de História do Renascimento (Nettuno e Florença)
Colunista de Astrologia & Arte no Consueloblog (Florença)
e-mail - mitologia@esdc.com.br

ÁRIES

O Estilo & a Moda!


Encabeçando nosso Post, a ariana Keira Knightley (26/3). A moda nos proporciona confiança em relação ao nosso visual: “A autoconfiança que você obtém quando se sente bem com sua aparência não pode ser rejeitada como algo superficial. A sensação que você tem por ter uma boa aparência faz bem para seu espírito”. 

Amigos, o ano novo astrológico acaba de começar e com ele também iniciamos uma série de Post's onde aprenderemos com Greg Polkosnik, autor de Astrologicamente Chic – como extrair o melhor da moda segundo nosso signo solar.

Os Post's serão enriquecidos com imagens de obras de arte que retratam arquétipos mitológicos, celebridades (de ontem e de hoje) e, claro, amigos com “àquela” pegada ariana.

Segundo Greg, o SOL é a substância que nos faz ser quem somos, é o tecido do nosso ser, o material com o qual somos feitos, é o que dá nosso senso de autoexpressão. Por isso, precisamos aprender a expressar uma imagem que esteja em harmonia com o tecido do qual somos feitos – uma imagem (como ele mesmo diz) cosmicamente chic!

A ariana Claudia Cardinale (15/4/1938). Jamais menosprezemos a importância da moda para expressar a essência do que realmente somos, pois assim nos sentiremos ainda melhor com nós mesmos, afirma Greg Polkosnik. 

O planeta Vênus (deusa do amor e da beleza na mitologia romana) rege nosso senso estético e, bem posicionado, é comum nas pessoas que adoram moda. No entanto, seu Sol, seu signo solar jamais deverá ser negligenciado quando se trata de trajar-se mais fielmente àquilo que você realmente é.

Penso que, no caso da moda, devemos sim, atentar ao nosso signo solar, nosso signo Ascendente e ao planeta Vênus em nosso mapa. Sendo assim, é grande a possibilidade de que você queira conferir mais de um Post desta série aqui.

E, independente de qual seja seu signo astrológico, se o Sol ou o planeta Marte “cai” na 1ª Casa (que é a tradicional de Áries), há muito de Áries em você. 

ÁRIES – O que os caracteriza?

"Você não pode simplesmente sentar e esperar que as pessoas lhe dêem esse sonho dourado. Você tem que sair e fazer isso acontecer por você mesmo.” Diana Ross, ariana de 26/3/1944.

Áries é e gosta de ser o primeiro! Ser o primeiro o faz sentir-se especial. Mesmo quando o “primeiro lugar” é apenas um ponto de partida, e não o resultado do melhor desempenho, ser o primeiro lhe faz bem. 

Mas essa preocupação em ser o primeira pode ser uma faca de dois gumes. Pelo lado positivo você pode ser alguém que inicia e inova, forjando o futuro em território inexplorado e descobrindo coisas que o restante de nós nunca teria encontrado.

Entretanto, o alcance de sua atenção pode ser extremamente curto. Você pode ser uma grande iniciadora, ariana, mas é também uma terrível “finalizadora”. Muitas arianas abandonam o que começaram simplesmente porque perdem o interesse no que estavam fazendo.

A força motriz por trás de seu desejo de ocupar o primeiro lugar é seu planeta regente, Marte. 

Na mitologia romana Marte (Ares, na grega) é o deus da guerra, que sempre se joga de cabeça em tudo o que faz, deixando seus impulsos governados pela testosterona suplantar o processo racional do pensamento. 

Como o personagem mitológico que recebeu seu nome, o planeta Marte simboliza energia e agressão. Consequentemente, Marte dota todos os arianos dessas mesmas qualidades. Provavelmente nenhuma ariana gosta de ouvir isso, mas será que é uma surpresa para você? 


A liberdade guiando o povo, por Eugène Delacroix (1830). Você sabe que é essa energia combativa que a impulsiona para a frente e a faz sentir necessidade de dominar os que a cercam. 

Marte pode dar-lhe a atitude de bravata, arrogante e presunçosa do adolescente, mas ele também lhe dá uma natureza agressiva e uma negligente desconsideração pelos outros. A energia marciana desfocada pode ser uma força terrivelmente destrutiva, tanto egoísta quanto cruel. Felizmente, a negligência de Marte é apenas um aspecto do que a torna uma ariana.

Como Leão e Sagitário, Áries é um signo do fogo. Também é um signo cardinal. O elemento fogo é o que lhe dá confiança. Do mesmo modo, a qualidade cardinal lhe dá retidão no pensar e no falar, bem como o foco que a ajuda a reinar utilizando o melhor e o pior que a energia marciana tem a oferecer.

Joana D'Arc ouve pela primeira vez a voz que prediz o seu alto destino, pelo pintor brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Mello (1884). Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. 

Quando a influência de Marte se combina com o elemento fogo e a qualidade cardinal, as características arianas típicas se tornam evidentes. Se você expressa essas características de maneira positiva, pode ser honesta, resoluta, energética, corajosa e apaixonada.

Se você expressa negativamente essas características, pode ser brusca, convencida, agitada, negligente e impulsiva. Como você geralmente está mais preocupada com sua própria opinião sobre você mesma, e não no que os outros pensam, deve tentar cultivar as características positivas. Ao fazer isso você poderá desenvolver uma persona menos autocentrada para apresentar ao mundo. Ao fazer isso, descobrirá que os outros podem estar tão interessados em você quanto você mesma.

Isso é importante porque você realmente não gosta de ser deixada de lado, apesar de sua atitude egocêntrica. Portanto, você deve possuir um estilo pessoal que os outros achem irresistível, a fim de atrair o tipo de relacionamento desejado.

Você precisa atrair pessoas para o seu mundo com um estilo pessoal encantador, em vez de assustá-las com uma aparência descuidada e uma conduta agressiva.

A palavra-chave que a ariana deve ter em mente quando criar seu próprio estilo pessoal é... 

IMPACTO!

A ariana Victoria Beckham (17/4). As mulheres bem vestidas de Áries parecem elegantes porque são progressistas: elas se mantêm atualizadas e nunca olham para trás para buscar inspiração. 

Seu fogo ariano é como uma chama no estopim do dinamite. A chama estala e estoura na dança ao longo do estopim, criando comoção no exato momento. No entanto, há apenas uma direção para onde a chama pode se mover: para a frente! 

Atrás da chama não há mais combustível para sustentá-la e, portanto, nada de valor. Como essa chama, as impetuosas arianas almejam o aqui e agora. Você é mais poderosa quando reconhece que está em sua natureza concentrar-se no imediato.

Você deve ter um estilo pessoal contemporâneo. Deve deixar todos saberem exatamente o que está na moda no exato momento em que entra em uma sala. Mantenha sua mente no futuro, ariana, e se surpreenderá com o “impacto” que produz nos outros. 

Suas 3 regras para a elegância são:  

simplificar, modernizar e androginizar.

Consuelo Blocker de macacão vermelho by Angela Motta. Consu nasceu com o planeta Júpiter, o grande benéfico, no signo de Áries. Embora use pouco, vermelho lhe cai bem, a ousadia, coragem e autenticidade típica ariana é uma de suas marcas!

1. SIMPLIFICAR! Áries é um signo que não gosta de complicações. Como tal, você sempre estará bem consigo mesma se seguir este conselho: seja você mesma! Tenha um guarda-roupa simples e mantenha guardadas algumas peças básicas que, acredita, refletem genuinamente o que você é. Evite peças de roupa complicadas e detalhes meticulosos.

Roupas bem-feitas de uma só cor e estampados geométricos simples prendem seu interesse por mais tempo do que as elaboradas e floridas. Um bom corte também é extremamente importante para a ariana. 

Como suas roupas são simplesmente uma externalização da maneira como você se sente por dentro, você deseja que elas assentem perfeitamente para evitar que a representem mal para os outros. Se você acha que seu guarda-roupa grita “isto sou eu” para todos a seu redor, então você precisa retornar para o básico. Portanto, faça uma limpeza no guarda-roupa e simplifique, simplifique, simplifique!

Lady Gaga (28/3). Arianas são notórias por viver o momento.

2. MODERNIZAR! Infelizmente, muito do que o mundo da moda tem a oferecer para você baseia-se em uma idealização romântica do passado e você não se dá bem em retrocessos. Você deveria agradecer suas estrelas da sorte por haver alguns costureiros que olham para o futuro e oferecem-lhe roupas inovadoras e contemporâneas que você nasceu para usar.

Entretanto, você precisa, sim, de algumas palavras de advertência com relação a sua orientação para o futuro. Primeiro, deve tentar evitar estilos da moda, pois pode rapidamente perder o interesse em ser uma “pioneira” da moda, mesmo antes de ela ter passado. A falta de estabilidade pode ser sua maior fraqueza. 

Também não evite os clássicos porque eles a entediam, mas use-os por serem clássicos: simplicidade independentemente de tempo. Roupas lisas, interpretações modernas dos clássicos, são as que mais combinam com você.

A ariana Sarah Jessica Parker (25/3). Um pouco de androginia pode não apenas fazer com que se sinta mais confortável com suas roupas, mas também mais confortável dentro de sua própria pele. 

3. ANDROGINIZAR! Como mencionado, Áries é regido por Marte, o mais masculino dos planetas. Isso pode dar às arianas uma disposição máscula com a qual elas podem ou não se sentir à vontade. Por um lado você pode sentir uma inclinação natural para usar roupas com estilo masculino.

Por outro lado, você pode supercompensar com franzidos e flores ou com rendas e pasteis, só para disfarçar o fato de seus hormônios parecerem estar um pouco fora do equilíbrio.

Entretanto, se você está vivendo – ou se vestindo – segundo esses critérios, está cometendo um grande erro. As arianas precisam se vestir como se ocupassem inequivocamente o centro do espectro do gênero.

Nem demasiadamente masculino nem excessivamente feminino. Nem demasiado rude nem muito gracioso. Você precisa aprender a encontrar um equilíbrio entre os elementos masculino e feminino de seu guarda-roupa. 

O QUE USAR???

A elegante ariana Andreia Mota (20/3) usa e abusa dessa cor, que também dá muito certo para a Escorpiana que a acompanha, Adrianne. 

Para obter o impacto que deseja com suas roupas, você deve usar vermelho. Vermelho é a cor de Marte: vibrante, agressivo e chamativo. Exceto em funerais, você pode usar vermelho absolutamente em qualquer lugar.

É quase impossível errar quando usa a cor da sua própria assinatura ariana. Quer seja inverno, primavera, verão ou outono, é uma das poucas cores que funcionam bem o ano todo.

O vermelho é uma das únicas cores brilhantes que podem ser usadas como uma cor neutra, combinando praticamente com qualquer outra cor.

O charme de Arianinha Abate (25/3), que exala sex-appeal. 

Malhas transadas ficam melhor em você do que tricô. À exceção os tecidos de tweeds, as malhas masculinas atrairão mais você. 

Evite tecidos delicados como o linho de algodão ou bordados. Você não é a filha de um fazendeiro, por isso, não tente se vestir como tal.

Jennifer Garner (17/4). Mas além do vermelho, há muitas outras cores neutras que combinam com você. Preto, cinza, azul-marinho e bege são todas boas opções. 

Como a moderna do zodíaco, você sempre se sente fora da tendência retrô. Todavia, a mulher fatal da década de 1940 é um visual clássico do signo de Áries. 

Evite o couro preto, a menos que você queira trabalhar como “dominatrix”. 

Vá fazer compras com as amigas. Sua brutal honestidade pode poupá-las de cometer erros terríveis.

Esquemas de cores monocromáticas apelam para seu amor à simplicidade. Além disso, peças de roupa de cor única são especialmente atrativas para seu senso minimalista de estilo. Quanto menos cores usar, melhor será seu visual.

O próprio estilo minimalista vem e vai como qualquer outra tendência na moda para você, mas a simplicidade está sempre na moda. Não complique sua vida tomando o bonde da moda atual.
Um vestido vermelho pode ser o seu vestido tradicional, em vez do preto. 

Mulheres de Áries se destacam com peças únicas. Revistas de moda com frequência demonstram como algumas peças únicas básicas podem fazê-la passar por uma estação ou duas quando misturadas e combinadas de forma apropriada.

É da natureza simples das coordenadas selecionadas para esses visuais que permitem a criação do produto final: um guarda-roupa. As roupas que funcionam melhor nesse contexto nunca parecem muito formais nem muito casuais. No meio-termo desses estilos, encontra-se sua aparência pessoal: simples e despretensiosamente chic.

As pessoas até hoje se lembram das notórias ombreiras da ariana Joan Crowford (23/3/1904). Lembre-se de que você tem tendência a usar roupas um pouco masculinizadas; portanto, escolha peças com sensatez. Evite jaquetas com ombreiras quando achar que pode passar sem elas. 

Você provavelmente não gasta muito dinheiro com roupas. A maioria das arianas gosta de gastar, e elas em geral, não concentram suas despesas em uma área particular, como em seu guarda-roupa. 

Mas quando você gasta bastante dinheiro é provável que o faça em algo insensato, uma vez que pode ser difícil para alguém que realmente vive o momento controlar seus impulsos. Controle-se ariana! Pense sempre duas vezes antes de abrir a carteira.

A estilosa ariana Reese Witherspoon (22/3). É possível que você tenha uma queda por calças, diz Greg. 

Embora também possa usar saias com a mesma frequência que qualquer outra peça, Áries definitivamente é um signo que “usa calças” no zodíaco. Utilize esse fator em seu benefício. Conjuntos com calças são roupas ideais para arianas.

Devido a sua associação com o belicoso Marte, Áries rege as forças armadas. Os costureiros geralmente colocam elementos militares em suas coleções e você pode tirar proveito desses elementos. Entretanto, tenha cuidado para não exagerar. Não se vista como se estivesse pronta para a guerra.

De fato, se você pode comprar apenas uma peça para melhorar seu guarda-roupa em cada estação, um belo casaco vermelho seria uma grande aquisição. Um par de botas lisas, estilo militar, ou um casaco vermelho extremamente bem cortado e que tenha um adereço com um toque militar pode cair-lhe muito bem. 

Você pode ficar bem com roupas inspiradas em safári. E também com roupas inspiradas em marinheiros e fuzileiros navais. Mas lembre-se de que seu maior desafio é encontrar equilíbrio entre influências excessivamente masculinas ou femininas, e os estilos militares podem ser muito arriscados.

Há outro assunto que você deve considerar ao escolher o que usar: sua atitude. Como mencionado, você se sente bem em ser a “número um”. Nada a agrada mais do que saber que é a melhor em seja lá o que for que esteja fazendo. 

A atriz francesa Fanny Ardant (22/3).

Mas muitas arianas adotam uma atitude de “rainha da cocada preta” sem nem mesmo se dar ao trabalho de estar à altura para ocupar o trono. Ninguém gosta de gente que fala muito ou é pretensiosa, sobretudo quando se trata apenas de bravata.

Se você quer se gabar de se vestir melhor do que as outras pessoas, então precisa se vestir melhor do que as outras pessoas. A arrogância é ainda mais abominável quando você não vive segundo os padrões que espera que os outros vivam.

As mulheres de Áries gostam de ser alvo da adulação da multidão; portanto, você precisa ser especialmente cuidadosa para não afastar ninguém de você por causa de uma atitude exageradamente crítica. Se não for cuidadosa, pode acordar um certo dia e descobrir-se só e infeliz – e ainda por cima, malvestida.

EVITE!

Quando uma ariana está malvestida, geralmente é porque não aceita a verdade a respeito de sua natureza andrógina. Consequentemente, suas tentativas de se produzir de uma forma mais feminina são desastrosas. Franzidos, laços, franjas, rendas, fitas, lantejoulas, apliques, etc., não ficam bem em você. 

Não complique seu guarda-roupa com detalhes excessivos. Evite costureiros que criam roupas “lindas” se estas podem fazê-la parecer um pinheirinho de Natal. Você gosta de chamar a atenção, mas não o tipo de atenção que um tipo de roupa chamaria. 

Roupas sexy, chamativas também não são uma boa pedida para você. O mesmo pode ser dito das roupas maravilhosas, próprias para moças ou meninas e os estilos de muitos outros costureiros que exploram o sex appeal.



Por outro lado, você poderia ir para a direção oposta e se vestir como um garoto desleixado, que não liga para nada. Conjuntos de moletom, boné, roupas com logotipos esportivos e outras roupas de garoto certamente a farão ser notada, mas principalmente por aqueles que riem nas suas costas.


É essencial que você compreenda que a tendência ariana de viver o momento nunca deve se manifestar como uma atitude descuidada, sem tato ou juvenil.

Estar vestida de forma apropriada, conforme exige a ocasião, a levará muito mais para longe do que quebrar regras segundo as quais o resto de nós tem de viver e se vestir.

CABELOS & MAQUIAGEM
 

A ariana Rooney Mara – Lisbeth Salander (17/4). Cada signo rege uma área específica do corpo. Áries controla o alto da cabeça, o rosto e sobretudo os olhos. É importante que você reconheça isso porque é provável que seus olhos sejam expressivos. 

Você provavelmente não se contém muito emocionalmente, mas de qualquer modo é possível que, mesmo que quisesse, não pudesse: as pessoas sabem o que você está sentindo quando olham para seus olhos.

A lendária atriz de cinema Bette Davis era ariana (5/4/1908) e alguns compuseram canções sobre seus olhos. Portanto, tire o melhor partido daquilo que recebeu e aprenda a usar a maquiagem em seu benefício. 

Compre algumas revistas de moda e tome nota das tendências. Atualize frequentemente suas cores e técnicas de aplicação. 

Não tema um pouco de drama também – vá em frente e divirta-se. E, certamente, permita-se parecer uma garota. A maquiagem é a chave que você precisa para fugir da influência masculina de Marte. Embora a simplicidade funcione melhor para você na maioria dos casos, seus olhos são como uma tela onde você pode expressar sua criatividade.

Para o resto do rosto “limpo”, “fácil” e “descomplicado” são três palavras que você deve ter sempre em mente quando comprar e aplicar cosméticos. Lembre-se também de minimizar a maquiagem do rosto e dos lábios de modo a não desviarem a atenção dos olhos estonteantes de Áries.

Para Áries, eis um corte apropriado! Siga este conselho: pague a quantia que for, mas vá a um excelente cabeleireiro. Encontre um que lhe faça um bom corte, de fácil manutenção e também que seja fácil de manter atualizado. 

Quanto aos cabelos, você deve tentar ter um estilo descomplicado; fácil de manter. Arrumar-se e enfeitar-se em frente a um espelho é algo em que a irrequieta ariana dificilmente encontra prazer. Sua atenção dura pouco, já que tem muitas outras coisas melhores para fazer.

Você precisa de um corte contemporâneo, mas tenha cuidado com visuais da moda ou cortes do tipo joãozinho. Além disso, seja cautelosa com cabelos longos: podem dar muito trabalho. Mudanças de cor podem ajudá-la a manter-se na vanguarda da moda, mas tenha cuidado porque muitas arianas, obcecadas com os cabelos, também gostam de fazer permanente.

Tenha sempre em mente que muitos processos químicos praticados ao mesmo tempo podem ser desastrosos para os cabelos de qualquer pessoa. Evite problemas optando entre uma nova cor ou o permanente. Você não precisa se jogar em tudo de uma só vez, ariana. Aprenda a apreciar o fato de que pode mudar de ideia – e de cabelos – da próxima vez.


ACESSÓRIOS...

Áries é um signo de Fé. MUITA Fé! Bracelete, Lygia Durand. 

Seu visual é moderno e simples, mas muitas vezes você deseja uma definição da moda que possa rapidamente colocar em prática. Gastar seu dinheiro suado em peças para o guarda-roupa que não serão usadas é bobagem, e você sabe que é porque já fez isso.


A linda e estilosa Patricia Weiss (11/4). Como boa ariana, pioneirismo é com ela mesma! 

Entretanto, há uma solução para esse problema que resolve duas questões de uma só vez, satisfazendo sua necessidade de explorar novas tendências da moda e o subsequente abandono de coisas das quais enjoou.

Impossível falar de óculos e não se lembrar da virginiana Costanza Pascolato! As arianas devem ter uma coleção de óculos escuros não tão caros e elegantes. Mais uma vez, Áries rege os olhos. 

Ao colocar acessórios nos olhos e usar óculos escuros como se fossem suas joias, você pode ter um pouco do estímulo que a moda lhe proporciona sem gastar muito. Mesmo que você use óculos de grau, compre armações que lhe caiam bem.

Gaste seu dinheiro em um objeto que as pessoas sempre percebam quando olham em sua direção e, sempre que possível, não se limite a apenas um par de óculos.


Você precisa ter cuidado especial ao escolher as botas e os demais sapatos. Um sapato de salto médio ou alto não apenas suavizará seu visual, como também ajudará a mantê-la ereta. Poderá proporcionar mais porte a você, e tornar a sua presença mais marcante do que já é.



Talvez devesse considerar a possibilidade de usar uma bolsa vermelha. A linha de couro “Epi” da Louis Vuitton é linda em vermelho. 

Outro acessório essencial para um ariana é uma bolsa boa e moderna. Apesar de os homens de vez em quando usarem bolsa, ela ainda é vista como um acessório feminino, portanto, carregar uma bolsa pode ajudá-la a ser mais feminina.

A simplicidade da bolsa clássica Coach também pode ser uma boa opção. Uma boa bolsa que dura várias estações é uma compra que você precisa fazer, sobretudo se está carregando para cima e para baixo monstruosidade de quinta categoria ou a bolsa velha e malcheirosa que costuma levar para a academia. Toda ariana deve ter uma bolsa vermelha maravilha. Você nasceu para carregar uma bolsa assim ariana, está escrito nas estrelas!


DICAS ADICIONAIS...

Pinte as unhas de vermelho e mantenha-as razoavelmente curtas.

 
Use perfumes florais femininos quando quiser se sentir mais atraente.

Não subestime a importância de roupas íntimas modernas e chics. Existem momentos em que um sutiã esportivo não combina.

Elle Macpherson (29/3). Um traje de banho peça única esportivo é a sua cara, ariana!

A ariana Alessandra Ambrósio (11/4). Um pijama de cetim vermelho simples e elegante!

Use cetim liso se for se casar. Leve um buquê só de rosas vermelhas. Consulte Ana Maria para saber o que convém em termos de decoração, buquê e demais arranjos florais AQUI!


O QUE BUSCAR NOS ESTILISTAS???


Os parágrafos abaixo são apenas para dar-lhe uma ideia do que investir em termos de estilo. Áries, sempre mais jovial e esportiva, deve atentar às coleções em sintonia com a vida urbana moderna, que deve cair bem em você. Busque uma grife simples, sexy e bonita. 

Os melhores costureiros “minimalistas” conquistaram esse título por apresentarem coleções que sempre estão em sintonia com o estilo simples de Áries. Descomplicado e pouco elaborado, o design moderno é uma perfeita combinação para o estilo despretensioso da ariana.

A maioria dos designers americanos bem-sucedidos concentra-se em roupas para praticar esportes e, em geral, deixa para os designers europeus a preocupação com ostentação.

Por essa razão, as arianas americanas, por exemplo, devem ter pouca dificuldade para encontrar etiquetas que favorecem seu estilo descomplicado. Assim, muitas coleções secundárias de costureiros funcionam muito bem com você. Isto porque a maioria das coleções secundárias consiste de versões simplificadas, menos dispendiosas, das peças de grife.

Você também descobrirá que muitas etiquetas topo de linha encontradas em lojas de departamentos caem bem em você. Lembre-se apenas de que é inevitável cansar-se de suas roupas, seja quem for que as tenha criado. Você gosta de mudança, portanto, precisa comprar roupas que não zerem sua conta bancária, já que sabe que elas serão substituídas mais cedo do que o previsto. O autor citou Calvin Klein e Donna Karan.

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI...

 
...DOZÔMI, eis o ariano Russel Crowe (7/4) em um de seus melhores papéis, que é mesmo o de herói. \o/


A seguir, cena do próximo capítulo… TOURO!!!

 
Espero que tenham se divertido! Como sempre, tô às ordens! Zilhões!!!



Meu Insta...

"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

Entendimento dos Símbolos

Por Fernando Pessoa

Benedictus Dominus Deus noster qui debit nobis signum

O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.


A primeira é simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Têm o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isso se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição não a tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.

A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é em síntese; e a compreensão é uma vida. Assim, certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou ao mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.

A quinta é menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é graça, falando a outros que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e Conversação do Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.

Eu sei ler as estrelas!

Eu sei ler as estrelas!

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Sobre A Metafísica - Rainha das Ciências - A Hécuba kantiana: * A S T R O L O G I A *

Aristóteles: "Este mundo está ligado duma maneira necessária aos movimentos do mundo superior. Todo o poder no nosso mundo é governado por estes movimentos" . (Tratado do Céu)

São Tomás de Aquino: "Os corpos celestes são a causa de tudo o que se produz neste mundo sublunar, agem indiretamente sobre as ações humanas, mas nem todos os efeitos que produzem são inevitáveis". (Suma, quest. XV, art. 5 e vol.III, pp. 2-29)

Dante: "Os astros são, de fato, a causa primeira de vossas ações, mas haveis recebido uma luz que vos permite distinguir o bem do mal, e uma vontade livre que, após ter começado a lutar contra os astros, de tudo triunfa se for bem dirigida". (Purgatório, XVI, 73)

Tycho-Brahé: "O homem contém em si uma influência bem maior do que a dos astros; superará as influências se viver segundo a justiça, mas, se seguir as suas tendências cegas, se descer à classe dos brutos e dos animais, vivendo com eles, o rei da natureza já não comanda, é comandado pela natureza".

Kepler: "Vinte anos de estudos práticos convenceram o meu espírito rebelde da realidade da astrologia".

Goethe: "Vim ao mundo em Franco forte-sobre-o-Meno a 28 de Agosto de 1749, ao soar a última badalada do meio-dia. A constelação era feliz, o Sol estava no signo da Virgem; Júpiter e Vênus formavam com ele bons aspectos; Mercúrio não era desfavorável, Saturno e Marte eram neutros; só a Lua, cheia nesse dia, exercia a força da sua reverberação tanto mais poderosa quanto a sua hora planetária havia começado. Opôs-se, portanto, ao meu nascimento até que essa hora passou. Estes bons aspectos, mais tarde altamente apreciados pelos astrólogos, serão sem dúvida a razão por que fiquei vivo, pois, pela incúria da parteira, julgaram que estava morto quando vim ao mundo, e só depois de numerosos esforços vi a luz". (Poesia e Verdade, cap. I).

Balzac: "A Astrologia é uma ciência imensa e que reinou nas mais altas inteligências".

C.G. Jung: "Se as pessoas cuja instrução deixa a desejar têm julgado que podem fazer troça da astrologia, considerando-a como uma pseudociência há muito liquidada, essa astrologia, remontando das profundezas da alma popular, volta hoje a apresentar-se às portas das nossas universidades, que deixou há três séculos". (Seelenprobleme derGegenwart, p. 241)

André Breton: "É (a astrologia) para mim uma dama muito alta, muito bela e vinda de tão longe que não pode deixar de encantar-me. No mundo puramente físico, não vejo outra cujas qualidades possam rivalizar com as suas. Parece-me, além disso, guardar um dos mais altos segredos do mundo. É pena que hoje – pelo menos para o vulgo – reine no seu lugar uma prostituta". (Atrologie moderne, nº 12, Outubro de 1954)

Claude Lévi-Strauss: "Os antigos construíram um sistema, e esse sistema, a partir do momento em que foi construído, mostrou-se operante e fecundo, pois o homem só pode pensar com sistemas. A astrologia foi um grande sistema, pois ajudou o homem a pensar durante milênios". (L'Astrologue, nº 9)

Lucien Malavard (Prof. De Ciências na Sorbonne): "Penso que os antigos fizeram de certo modo ciências humanas avant lalettre por meio da astrologia: elaboraram assim uma classificação dos seres, uma maneira de ver mais claro nos comportamentos humanos. Pela minha parte, sentir-me-ia tentado a situar a astrologia ao lado das ciências humanas, um pouco mais longe...". (L'Astrologue, nº 15)

ASTROLOGIA NÃO É DOGMA DE FÉ (creio/não creio).

Requer conhecimentos básicos de matemática, geometria, mitologia, antropologia, história, psicologia, semiótica, física, astronomia e filosofia pré-socrática.

Conclamar a união de todas essas disciplinas já a torna deveras intrigante!

Ouça entrevista (em áudio) que concedi sobre Astrologia em "Conhecimento Sem Fronteiras", no site da ESDC: http://www.esdc.com.br/

Entrevista em áudio sobre Astrologia

Realizada por Márcia Oshiro com a Profª Luciene Félix


1ª Parte (duração: 10:45)

O que é astrologia?
Quais os pressupostos deste Saber?
Que conhecimento é necessário para decodificar essa linguagem?
O que são os quatro elementos?
O que tem a nos dizer sobre a Era de Aquário?
No que o estudo de um mapa astral pode ajudar as pessoas?
Qual é a informação mais importante de um mapa astral?

2ª Parte (duração: 9:34)
Após o Sol, qual é a segunda informação a ser analisada?
Como descobrir qual é nosso signo Ascendente?
E quem é de Câncer, por exemplo? Errata: Asc. Câncer mesmo é para quem nasce entre 6 e 8hs da manhã
Qual planeta rege qual signo?
Podemos confiar em mapas da internet?
E quanto às interpretações dos mapas astrais da internet?

3ª Parte (duração: 11:25)
Após o Sol, o Ascendente e a Lua, o que deve ser analisado?
Breve resumo do posicionamento de Vênus nos 4 elementos?
E o que seria uma Vênus mal posicionada?
E quanto a localização do planeta Marte num mapa?

4ª Parte (duração: 9:49)
Posicionamento de Marte & Vênus e a vida sexual.
O que é "Trânsito Astrológico"?
Exemplo de Trânsito.
Qual influência do ciclo de lunação?
E quanto a Lua Cheia?

5ª Parte (duração: 13:24)
O grande presente: o benéfico Júpiter!
Interpretação do trânsito de Júpiter/Zeus por Casas.
Em que consiste o sistema de Casas derivadas?
Sobre a arte do divinatio, da advinhação.
Conhecendo "O Segredo" de se auto-conhecer
E quanto ao rebaixamento de Plutão?
És astróloga? Ensinas a ler as estrelas...