Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Colunista de Filosofia do jornal jurídico Carta Forense (desde 2006)
Professora de Mitologia Greco-Romana (Galleria Borghese, Roma)
Professora de História do Renascimento (Nettuno e Florença)
Colunista de Astrologia & Arte no Consueloblog (Florença)
e-mail - mitologia@esdc.com.br

GÊMEOS

O estilo & a Moda


Parece bobinha? É charme! Não se engane, o Elemento é AR - estamos diante de um dos signos mais inteligentes do zodíaco, amigos! Eis que, encabeçando nosso Post, a famosa geminiana Marilyn Monroe (01/06/26) - A moda nos proporciona confiança em relação ao nosso visual.

“A autoconfiança que você obtém quando se sente bem com sua aparência não pode ser rejeitada como algo superficial. A sensação que você tem por ter uma boa aparência faz bem para seu espírito”.

Meninas, prosseguimos com essa série de Post's (confira ÁRIES, AQUI e TOURO, AQUI) onde aprenderemos com Greg Polkosnik, autor de Astrologicamente Chic – como extrair o melhor da moda segundo nosso signo solar.

A série é enriquecida com imagens que retratam arquétipos mitológicos, celebridades (de ontem e de hoje) e, claro, amigas com “àquela” pegada geminiana.

Segundo Greg, o SOL é a substância que nos faz ser quem somos, é o tecido do nosso ser, o material com o qual somos feitos, é o que dá nosso senso de auto expressão. Por isso, precisamos aprender a expressar uma imagem que esteja em harmonia com o tecido do qual somos feitos – uma imagem (como ele mesmo diz) cosmicamente chic!

Natalie Portman, geminiana de 09/06/1981

Jamais menosprezemos a importância da moda para expressar a essência do que realmente somos, pois assim nos sentiremos ainda melhor com nós mesmos, afirma Greg Polkosnik.

Sabemos que o planeta Vênus (deusa do amor e da beleza na mitologia romana) rege nosso senso estético e, bem posicionado, é comum nas pessoas que adoram moda. No entanto, seu Sol, seu signo solar jamais deverá ser negligenciado quando se trata de trajar-se mais fielmente àquilo que você realmente é.

Penso que, no caso da moda, devemos sim, atentar ao nosso signo solar, nosso signo Ascendente e ao planeta Vênus em nosso mapa. Sendo assim, é grande a possibilidade de que você queira conferir mais de um Post desta série aqui.

E, independente de qual seja seu signo astrológico, se seu signo Ascendente é Gêmeos, o Sol ou o planeta Vênus “cai” na 3ª Casa (que é a tradicional de Gêmeos), há muito de Gêmeos em você.

GÊMEOS - o que os caracteriza?


Geminiana, você é uma garota de sorte! Isso porque a moda está ligada à comunicação, e os geminianos nasceram para se comunicar.

Moda é tudo o que diz às pessoas quem você é sem precisar abrir a boca. É uma forma completamente eficaz de comunicação não-verbal, exatamente quando você olha para alguém e o deixa saber o que está sentindo.

Angelina Jolie, de 04/06/1975. Gêmeos está SEMPRE se comunicando!

Geminianas gostam de deixar os outros saberem o que estão sentindo. De fato, tornar seus pensamentos e sentimentos conhecidos – em vez de guardá-los para si – lhe faz muito bem. Você pode dizer tudo o que quiser com suas roupas. Para você, geminiana, a moda é a linguagem universal que lhe permite se comunicar com o mundo.

Mercúrio é o planeta regente de seu signo. Na mitologia romana, Mercúrio era o mensageiro dos deuses. O planeta tem um papel semelhante na astrologia, pois governa os nervos que transmitem informações sensoriais para o cérebro.

Mercúrio estimula a capacidade de processar informações sensoriais e melhora a capacidade de comunicar essas informações para os outros. Entretanto, ter Mercúrio como planeta regente apresenta um aspecto desvantajoso.

Na mitologia, Mercúrio era meramente um mensageiro, semelhante a um pombo-correio. Ele provavelmente não compreendia a mensagem muito mais do que o pombo o faz. Mas era de confiança, levando rapidamente a mensagem de um ponto A para um ponto B sem qualquer dificuldade. 

Você também se comunica com rapidez e eficiência, mas com muita frequência sua compreensão daquilo que está tentando relatar é no mínimo superficial.

Sua mente é rápida, mas na pressa de comunicar você tende a atenuar os detalhes. É por isso que Mercúrio concedeu uma natureza bastante superficial para os mortais que nascem sob seu signo favorito.

Mas olhe para o lado vantajoso, geminiana. Você pode agradecer suas estrelas da sorte que o mundo da moda também possa ser superficial.

Há muito mais no que a faz ser uma geminiana do que apenas seu planeta regente. Gêmeos é um signo mutável. Ter nascido sob um signo mutável a torna adaptável ao que quer que a sorte e o destino lhe apresentem.

Infelizmente, a mesma qualidade pode torná-la um pouco instável. Gêmeos é também um signo de Elemento AR, juntamente com Libra e Aquário. Indivíduos nascidos sob o elemento AR são os pensadores do zodíaco.

Quando a orientação intelectual de um signo de AR se combina com a adaptabilidade de um signo mutável, as qualidades que a fazem uma geminiana assumem forma. Como resultado você pode ser bastante versátil, curiosa, jovial, espirituosa e comunicativa.

Escultura de Hermafrodito, por Antonio Canova, na Galleria Borghese, Roma. Confira o relato do mito do nascimento do Hermafrodito, AQUI.

Mas também pode ser inconsistente, superficial, imatura, nervosa e ter duas caras. Todas essas qualidades são parte da sua personalidade geminiana. Mas cabe a você decidir com quais destas prefere ser lembrada. 

Se optar pela primeira lista e não pela segunda, vestir-se como geminiana apenas ajudará a ressaltar as qualidades positivas que possui. Isso pode ser fácil para você, geminiana, porque a moda – volúvel –, estará sempre a seu lado.

A palavra-chave que a geminiana deve ter em mente é...

DUALIDADE!

A geminiana Heidi Klum, de 1º de junho.

“Dualidade” é sua palavra-chave, geminiana, e ao reconhecer a “dualidade” de seu signo de AR você pode compreender-se melhor.

Sem o oxigênio do AR que respira você logo pereceria. Mas esse mesmo AR que lhe dá vida está repleto de componentes que estão lhe fazendo mal neste mesmo instante. O monóxido de carbono, o radônio e muitas outras substâncias químicas perigosas são indistinguíveis da parcela do AR que lhe permite viver.

Como os diferentes componentes do AR, as boas e as más qualidades de uma geminiana são praticamente inseparáveis porque são virtualmente indistinguíveis umas das outras. Isso significa, geminiana, que você deve aceitar que há coisas boas e más que a fazem ser o que é.


Uma vez que reconheça que a “dualidade” se encontra em sua natureza, você saberá que vestir-se do mesmo jeito o tempo todo e não é o seu estilo –portanto, não faça isso.

Ao contrário, use roupas que satisfaçam os dois lados de sua natureza. O frisson que você sente quando está bem vestida pode ser tão revigorante para você quanto respirar o ar fresco.

Suas 3 regras para a elegância são:

PENSAR, ENCARAR A MUDANÇA E ASSUMIR A IDADE

A inteligente atriz Maria Fernanda Cândido, que nasceu em 21/05/1975 e, não por acaso, é uma das sócias-fundadoras da Casa do Saber (SP).

1. PENSAR!

A mente de uma geminiana é muito parecida com uma máquina que opera em movimento constante. Ela nunca para de pensar sobre o que poderia acontecer se os acontecimentos assumissem determinada direção. Quando as coisas não acontecem da maneira como ela espera, simplesmente segue em frente, inventando novos cenários e tentando antecipar o que acontecerá a seguir.

Ela também diz a todo mundo o que está pensando. Isso porque uma geminiana acha a comunicação algo terapêutico, mesmo que o que esteja dizendo pareça mudar de minuto a minuto.

A moda se comporta de maneira semelhante: muda incessantemente sua mensagem para se adaptar às muitas influências que cruzam seu caminho. Se você aprender a aceitar que a moda é tão volúvel quanto você, será capaz de pensar em sua própria adaptabilidade como uma vantagem.


Pense naquilo que deseja transmitir toda vez que se vestir. 

Você é o signo da comunicação exterior, portanto, pense sobre comunicação com todo elemento que tiver a seu dispor, inclusive o guarda-roupa.

Não use roupas simplesmente porque combinam, mas pense na importância da primeira impressão que causa nas pessoas quando a veem. Não desperdice suas chances por nunca pensar em como é que você gostaria de ser lembrada.

Nicole Kidman, geminiana de 20 de junho.

2. ENCARAR A MUDANÇA

Alguns signos se sentem muito ameaçados pela mudança, mas não você, geminiana. Ao passo que pessoas nascidas sob outros signos podem optar por uma aparência clássica que possam usar várias estações, você pode usar quase qualquer coisa que a moda coloque em seu caminho.

Sua capacidade de adaptação às tendências em constante mudança é sua maior força quando se trata de compor um guarda-roupa. Mas para algumas de vocês a adaptabilidade pode parecer uma faca de dois gumes. Talvez você goste demais de mudança, de uma maneira que sua carteira não aguenta.

Ou talvez você mude de visual com tanta frequência que não tem uma identidade real fora da tendência da moda atual. Para você, a chave para ser cosmicamente chic é não apenas encarar a mudança, mas também aceitar o fato de que você é o único signo que avança mais rapidamente do que a própria moda.

Estar à frente pode fazê-la parecer boba, portanto, não se esqueça da regra número um: pense primeiro, depois encare a mudança de forma apropriada.

A atriz Courteney Cox, que nasceu em 15 de junho.

3. ASSUMIR A IDADE

Mercúrio dá aos membros de seu signo uma jovialidade que outros signos simplesmente não possuem. Você nasceu com uma curiosidade inocente e um entusiasmo contagioso que a faz parecer eternamente jovem.

Esse visual jovem também pode afetar sua aparência física, fazendo-a parecer e se sentir renovada enquanto os que a cercam fervem de inveja. Parecer jovem a faz sentir bem, mas você pode descobrir que abusa um pouquinho de sua juventude. 

Afinal, o tempo não espera ninguém – nem mesmo uma geminiana jovial e vivaz. 
Portanto, não caia nessa de usar tops e shorts curtíssimos quando sua idade lhe diz que seus anos de top estão bem para trás.

Você pode dizer a si mesma: “Mas idade é apenas um número.”. Sim, é um número, mas também o é o número de seu vestido. Só porque você vestia 38 quando era adolescente não significa necessariamente que pode fazê-lo agora. Números importam, sejam eles a idade ou o tamanho da roupa. Não deixe nunca de levar em conta esses números quando se vestir.

O QUE USAR?


Você não é uma violeta murcha, geminiana. É vívida, jovial, exuberante, e deve usar cores que deixem todos saber a que veio. Amarelo-brilhante, por exemplo, é o tipo de cor que lhe permite destacar-se na multidão.

Nem todos têm o tom de pele ou de cabelos que combinam com amarelo, mas se alguém parece ter nascido para usar amarelo é você.


Azul-brilhante, rosa escuro, laranja forte e os brancos mais brancos também combinam com você. Geminianas são mutantes e sua paleta de cores deve refletir essa qualidade.  


Entretanto, é provável que você possa usar qualquer cor do arco-íris. Sua pele provavelmente tem um brilho jovem que é acentuado com o uso de cores saturadas e brilhantes.

Um casaco ou uma capa de chuva amarela-brilhante é um visual que foi feito para você.

Haverá dias em que você não se sentirá tão mentalmente afiada ou comunicativa como em outros. Vá em frente e reduza o brilho das cores se isso a faz se sentir melhor, mas lembre-se: há certos visuais que não lhe caem bem mesmo. 


Esquemas de cores monocromáticos e tom-sobre-tom fosco ou apagado não são para você. O mesmo se aplica ao preto da cabeça aos pés. 

Você é como o garotão do zodíaco, portanto, não se vista como se fosse uma viúva chorosa ou a filha de Satã, porque ninguém vai engolir.

Padrões vivos combinam com você. Muitas pessoas deveriam evitar padrões complexos para terem certeza de não se embaralharem com uma mistura infeliz horrorosa. 


Geminianas, contudo, podem usar as combinações menos ortodoxas em padrões e roupas.

Não evite estilos mistos só para ficar do lado seguro da moda. Vá em frente e experimente o que puder. Deve haver roupas modernas em seu guarda-roupa que estão só esperando para serem descobertas.

Se seu charme, modos pouco convencionais e jovialidade são uma desculpa para se vestir como uma doida, por que não se vestir assim? A moda tem um caso de amor com a juventude e adolescentes podem se safar com visuais bem malucos. Isso porque seus modos poucos convencionais mantém a moda renovada. 

As eternamente jovens geminianas podem quebrar todas as regras e ainda ter uma aparência incrivelmente elegante.

As roupas específicas que ficam bem em você lhe dão bastante liberdade de movimento. Roupas apertadas podem ser usadas desde que estiquem. Saias curtas também podem ser usadas desde que não flutuem ao vento.

Calças lhe caem muito bem, mas nunca devem parecer um molde de gesso. Sua mente é ativa, geminiana, e o que você veste precisa refletir isso. Se puder se movimentar rapidamente em suas roupas, é provável que sirvam para você.

Muitos estilos ativos lhe caem bem, como roupas feitas de tecidos leves e vaporosos. Você também se sentirá bem em vestidos curtos – saias longas podem fazê-la sentir-se inibida.

Você pode ser especialmente fã de roupas e sapatos esportivos. Tenha em mente que há lugares em que esses estilos nunca devem ser usados.

Você deve evitar tecidos muito pesados, como veludo, cotelê e roupas grossas de tricô. Nunca permita que sua roupa a deixe pesada.

Roupas arejadas, que respirem bem, combinam com o perfil da geminiana que gosta de conforto.


Você tem a capacidade de mudar seu humor de mau para bom adaptando seu visual para alterar a maneira como se sente sobre si mesma. Para você, geminiana, mudar o estado mental pode ser tão fácil quanto trocar e camisa.

Seu planeta regente pode ajudá-la a ser uma geminiana realmente chic.

Mercúrio governa a educação dos primeiros anos de vida. Como tal, visuais de colegiais são um estilo clássico de geminianas. 

Embora adotar esse visual completo possa ser inapropriado para a maioria das geminianas, elementos desse estilo podem cair muito bem. 

Pronta para zarpar a qualquer instante! 
Isso sempre transparece no look geminiano!


Ítem tipicamente masculino, as gravatas voltam à moda estação sim estação não. Como as geminianas gostam de brincar, pode ser que tenham muita sorte com elas.

Roupas enfeitadas com letras, palavras ou dizeres são um típico estilo mercuriano.

Qualquer coisa com conotação de viagem – sobretudo aérea – cai bem em geminiana. Quando o designer de uma coleção parece ter se inspirado em uma viagem para terra exótica, essa inspiração também é uma influência mercuriana.

Moderno, jovial, esportivo. Assim é o look autenticamente geminiano.

Você pode escolher muitas ideias incríveis de Mercúrio, geminiana. Ele nunca está distante demais do mundo caprichoso da moda que ele adora.

EVITE!


Suponha que você realmente goste do visual Flashdance dos anos 80. Mas não há motivo para usar perneiras até hoje. 

A geminiana mais malvestida está vivendo uma mentira. Ela decidiu por conta própria que um certo visual a define perfeitamente e que fora dessa aparência particular a moda nada tem a oferecer.

Todas vocês geminianas precisam aceitar que a dualidade está em sua natureza e que a adaptabilidade é sua maior força. Do contrário, seu guarda-roupa pode começar a parecer uma piada de uma linha só. Mas ela não tem graça quando o clímax da piada é você.

UAU!!! Talvez você trabalhe em um escritório no centro da cidade e tenha decidido que fica ótima em seus lindos terninhos. Não há motivo para usar um conjunto convencional executivo todos os dias da semana. 

Não apenas você precisa esquecer o passado, mas também precisa aprender a encarar a dualidade de seu signo zodiacal. 

Sua natureza dual permite-lhe ser o tipo de mulher bonita que deseja ser. Tudo o que você precisa fazer é tentar, geminiana. Nunca tema estar na moda.

Outro problema que muitas geminianas têm é que elas podem se esforçar para causar uma forte primeira impressão. Embora a importância de uma primeira impressão tenha sido mencionada, as ciladas de causar uma primeira impressão precisam ser discutidas.

Todas as geminianas têm a capacidade de lançar moda, mas precisam também compreender que se se definirem com um visual característico, podem se arrepender mais tarde.

CABELOS E MAQUIAGEM


Se há um signo cujos membros nasceram para usar cabelos curtos, este signo é o seu. Um corte moderno, curtinho, combina com seu estilo de vida mutante, constantemente ocupado.

Mas muitas mulheres recusam-se a usar cabelos curtos. Muitas vezes porque os homens expressam preferência por cabelos longos. Portanto, pense nisso, geminiana. Se um homem gostar de você, ele a apreciará com o corte de cabelo que a faça sentir-se bem. Mas se cabelos compridos é o que a faz feliz então faça um corte versátil e adaptável ao que quer que a moda atual dite.

Não deixe que um dia de cabelo desengonçado se transforme em uma vida de cabelo inapropriado. A mudança da cor também pode ajudá-la a manter seu penteado na moda. 

Eis nossa Palas Athena - Dany Cilento, geminiana de 3 de junho com a Papisa da Moda, Costanza Pascolato.

Geminianas muitas vezes ficam muito bem louras, simplesmente devido à associação de cabelo claro com juventude. Cores vibrantes também podem ficar bem em você. 


A linda & loira geminiana Eliane Lanzoni (13/06), que há decadas mora na Itália, amiga desde o primário, no Colégio Sion (SP).

Depois de tingir duas vezes os cabelos em um bom cabeleireiro você pode acabar se viciando nisso. Para você, geminiana, atualizar seu visual pode ser o hábito mais recompensador.


Sua paleta de maquiagem também pode passar por muitas mudanças de cor. 
É essencial que isso aconteça. 

Manter seu visual atualizado e vivo significa garantir que seus cosméticos também sejam novos. Além disso, você deveria experimentar novos produtos e técnicas de aplicação. É possível que você se sinta empolgada com os resultados.

Para inspiração, dê uma olhada em volta no que as adolescentes estão fazendo com seus cabelos e maquiagem. Máscaras pesadas para cobrir as rugas não deixam ninguém mais jovem. Além disso, tente manter distância de cores escuras e combinações de alto contraste, como batom escuro e base clara. O visual vampiro não é seu estilo.

ACESSÓRIOS

Como você é a maior comunicadora do zodíaco, pode esperar que seu signo governe a fala e as cordas vocais. Entretanto, o tipo de comunicação a que Gêmeos está associado é mais amplo do que apenas a fala.

Gêmeos rege as mãos. Quer você esteja discando um número de telefone, escrevendo um romance ou digitando uma carta, suas mãos são um acessório indispensável para suas habilidades comunicativas. 

Portanto, os acessórios de sua mão são elementos importantes do estilo geminiano.

Comece cuidando bem das mãos. Se não cuidar, as pessoas podem perceber apenas suas unhas roídas e cutículas esfiapadas em vez de olharem para o que você está tentando dizer. Unhas lixadas também são essenciais. 

Você deveria mudar a cor das unhas como muda de roupa de baixo. Que as unhas das mãos sejam suas joias; mas tenha um pouco de cautela quando se trata de usar joias mesmo. Muitas geminianas malvestidas se enchem de anéis, usando muitos ao mesmo tempo.


Um ou dois anéis são uma afirmação mais incisiva da moda do que nove ou dez. Em nome do bom gosto, não deixe que seus dedos pareçam um monte de sucata. 

Aprenda a tratar suas mãos como parte de seu guarda-roupa e você verá que elas podem fazer mais por você do que simplesmente abrir portas.

A influência de Mercúrio é importante quando outros acessórios são considerados. 


Sapatos devem permitir movimentos rápidos. Meias devem assentar bem e ter design jovem – nada de meias na altura dos joelhos de senhoras idosas para você, geminiana.


Em termos de óculos, aposte na modernidade, no diferente e imprevisível, geminiana.

Os óculos de sol, os adereços usados nos cabelos e as joias não são caros em geral, uma vez que normalmente você prefere um guarda-roupa inteiro de acessórios do que alguns poucos itens dispendiosos.


Bolsas são compradas com o mesmo pensamento em mente. A menos que você seja rica, provavelmente seria melhor um par de bolsas baratas e na moda trocadas a cada estação ou de duas em duas estações do que uma ou duas bolsas clássicas e caras.

Faça o que for mais conveniente para você, geminiana, mas sempre tenha certeza de que uma nova bolsa é muito bem-vinda para o mais precioso acessório geminiano: o celular. Para a geminiana comunicativa, um celular que a contate com o mundo é como um brinquedo de garoto: não dá para viver sem.

DICAS ADICIONAIS...


Perfumes frescos com um toque cítrico combinam com a mulher geminiana.

Adriana Lima, geminiana de 12 de junho. 
Um biquini ou maiô vivo, florido, pode fazê-la a que mais aparece na praia.



Mesmo que saia curta possa parecer pouco tradicional para uma noiva, é o comprimento perfeito para você. Confira "As noivas dos 12 signos" AQUI.



Manter aquelas mãos da juventude é um must. Tenha sempre uma loção hidratante na bolsa. E, brinque com suas unhas à vontade, geminiana!

Pijaminhas joviais podem aquecer e diverti-la ao mesmo tempo!



Meias, de todos os tipos, todas as cores e padronagens variadas são uma grande aquisição para seu guarda-roupa. Essa é uma brincadeira perfeita para as geminianas!

Como Gêmeos rege os braços, você pode ser sensível em relação à aparência deles. 

Faça um favor a você mesma, pare de se queixar e se matricule em uma academia de ginástica.

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI...


...DOZÔMI, eis o geminiano Lenny Kravitz (26/05/1964), charmoso, leve e divertido como todo filho de Hermes. \o/

A seguir, cenas dos próximos capítulos… CÂNCER!!!

A übermodel Gisele, orgulho nacional.

Eis o signo mais FAMÍLIA do zodíaco!

Espero que tenham se divertido! Como sempre, tô às ordens! Zilhões!!!


Meu Insta...

"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

Entendimento dos Símbolos

Por Fernando Pessoa

Benedictus Dominus Deus noster qui debit nobis signum

O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.


A primeira é simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Têm o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isso se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição não a tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.

A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é em síntese; e a compreensão é uma vida. Assim, certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou ao mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.

A quinta é menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é graça, falando a outros que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e Conversação do Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.

Eu sei ler as estrelas!

Eu sei ler as estrelas!

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Sobre A Metafísica - Rainha das Ciências - A Hécuba kantiana: * A S T R O L O G I A *

Aristóteles: "Este mundo está ligado duma maneira necessária aos movimentos do mundo superior. Todo o poder no nosso mundo é governado por estes movimentos" . (Tratado do Céu)

São Tomás de Aquino: "Os corpos celestes são a causa de tudo o que se produz neste mundo sublunar, agem indiretamente sobre as ações humanas, mas nem todos os efeitos que produzem são inevitáveis". (Suma, quest. XV, art. 5 e vol.III, pp. 2-29)

Dante: "Os astros são, de fato, a causa primeira de vossas ações, mas haveis recebido uma luz que vos permite distinguir o bem do mal, e uma vontade livre que, após ter começado a lutar contra os astros, de tudo triunfa se for bem dirigida". (Purgatório, XVI, 73)

Tycho-Brahé: "O homem contém em si uma influência bem maior do que a dos astros; superará as influências se viver segundo a justiça, mas, se seguir as suas tendências cegas, se descer à classe dos brutos e dos animais, vivendo com eles, o rei da natureza já não comanda, é comandado pela natureza".

Kepler: "Vinte anos de estudos práticos convenceram o meu espírito rebelde da realidade da astrologia".

Goethe: "Vim ao mundo em Franco forte-sobre-o-Meno a 28 de Agosto de 1749, ao soar a última badalada do meio-dia. A constelação era feliz, o Sol estava no signo da Virgem; Júpiter e Vênus formavam com ele bons aspectos; Mercúrio não era desfavorável, Saturno e Marte eram neutros; só a Lua, cheia nesse dia, exercia a força da sua reverberação tanto mais poderosa quanto a sua hora planetária havia começado. Opôs-se, portanto, ao meu nascimento até que essa hora passou. Estes bons aspectos, mais tarde altamente apreciados pelos astrólogos, serão sem dúvida a razão por que fiquei vivo, pois, pela incúria da parteira, julgaram que estava morto quando vim ao mundo, e só depois de numerosos esforços vi a luz". (Poesia e Verdade, cap. I).

Balzac: "A Astrologia é uma ciência imensa e que reinou nas mais altas inteligências".

C.G. Jung: "Se as pessoas cuja instrução deixa a desejar têm julgado que podem fazer troça da astrologia, considerando-a como uma pseudociência há muito liquidada, essa astrologia, remontando das profundezas da alma popular, volta hoje a apresentar-se às portas das nossas universidades, que deixou há três séculos". (Seelenprobleme derGegenwart, p. 241)

André Breton: "É (a astrologia) para mim uma dama muito alta, muito bela e vinda de tão longe que não pode deixar de encantar-me. No mundo puramente físico, não vejo outra cujas qualidades possam rivalizar com as suas. Parece-me, além disso, guardar um dos mais altos segredos do mundo. É pena que hoje – pelo menos para o vulgo – reine no seu lugar uma prostituta". (Atrologie moderne, nº 12, Outubro de 1954)

Claude Lévi-Strauss: "Os antigos construíram um sistema, e esse sistema, a partir do momento em que foi construído, mostrou-se operante e fecundo, pois o homem só pode pensar com sistemas. A astrologia foi um grande sistema, pois ajudou o homem a pensar durante milênios". (L'Astrologue, nº 9)

Lucien Malavard (Prof. De Ciências na Sorbonne): "Penso que os antigos fizeram de certo modo ciências humanas avant lalettre por meio da astrologia: elaboraram assim uma classificação dos seres, uma maneira de ver mais claro nos comportamentos humanos. Pela minha parte, sentir-me-ia tentado a situar a astrologia ao lado das ciências humanas, um pouco mais longe...". (L'Astrologue, nº 15)

ASTROLOGIA NÃO É DOGMA DE FÉ (creio/não creio).

Requer conhecimentos básicos de matemática, geometria, mitologia, antropologia, história, psicologia, semiótica, física, astronomia e filosofia pré-socrática.

Conclamar a união de todas essas disciplinas já a torna deveras intrigante!

Ouça entrevista (em áudio) que concedi sobre Astrologia em "Conhecimento Sem Fronteiras", no site da ESDC: http://www.esdc.com.br/

Entrevista em áudio sobre Astrologia

Realizada por Márcia Oshiro com a Profª Luciene Félix


1ª Parte (duração: 10:45)

O que é astrologia?
Quais os pressupostos deste Saber?
Que conhecimento é necessário para decodificar essa linguagem?
O que são os quatro elementos?
O que tem a nos dizer sobre a Era de Aquário?
No que o estudo de um mapa astral pode ajudar as pessoas?
Qual é a informação mais importante de um mapa astral?

2ª Parte (duração: 9:34)
Após o Sol, qual é a segunda informação a ser analisada?
Como descobrir qual é nosso signo Ascendente?
E quem é de Câncer, por exemplo? Errata: Asc. Câncer mesmo é para quem nasce entre 6 e 8hs da manhã
Qual planeta rege qual signo?
Podemos confiar em mapas da internet?
E quanto às interpretações dos mapas astrais da internet?

3ª Parte (duração: 11:25)
Após o Sol, o Ascendente e a Lua, o que deve ser analisado?
Breve resumo do posicionamento de Vênus nos 4 elementos?
E o que seria uma Vênus mal posicionada?
E quanto a localização do planeta Marte num mapa?

4ª Parte (duração: 9:49)
Posicionamento de Marte & Vênus e a vida sexual.
O que é "Trânsito Astrológico"?
Exemplo de Trânsito.
Qual influência do ciclo de lunação?
E quanto a Lua Cheia?

5ª Parte (duração: 13:24)
O grande presente: o benéfico Júpiter!
Interpretação do trânsito de Júpiter/Zeus por Casas.
Em que consiste o sistema de Casas derivadas?
Sobre a arte do divinatio, da advinhação.
Conhecendo "O Segredo" de se auto-conhecer
E quanto ao rebaixamento de Plutão?
És astróloga? Ensinas a ler as estrelas...