Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Colunista de Filosofia do jornal jurídico Carta Forense (desde 2006)
Professora de Mitologia Greco-Romana (Galleria Borghese, Roma)
Professora de História do Renascimento (Nettuno e Florença)
Colunista de Astrologia & Arte no Consueloblog (Florença)
e-mail - mitologia@esdc.com.br

CÂNCER

O Estilo & a Moda


Encabeçando nosso Post, as cancerianas mais poderosas da atualidade: a estadista alemã Angela Merkel (17/07/1954) e a über model brasileira, Gisele Bündchen (20/07/1980) - A moda nos proporciona confiança em relação ao nosso visual. 

“A autoconfiança que você obtém quando se sente bem com sua aparência não pode ser rejeitada como algo superficial. A sensação que você tem por ter uma boa aparência faz bem para seu espírito”.  

Meninas, prosseguimos com esta série de Post's (confira os signos já publicados: ÁRIES, AQUI, TOURO, AQUI e GÊMEOS, AQUI) onde aprenderemos com Greg Polkosnik, autor de Astrologicamente Chic – como extrair o melhor da moda segundo nosso signo solar. 

Os Post's serão enriquecidos com imagens de obras de arte que retratam arquétipos mitológicos, celebridades (de ontem e de hoje) e, claro, amigas com “àquela” pegada canceriana. 

Segundo Greg, o SOL é a substância que nos faz ser quem somos, é o tecido do nosso ser, o material com o qual somos feitos, é o que dá nosso senso de autoexpressão. 

Por isso, precisamos aprender a expressar uma imagem que esteja em harmonia com o tecido do qual somos feitos – uma imagem (como ele mesmo diz) cosmicamente chic! 

A bela canceriana Ana Paula Arósio, de 16/07/1975 

Jamais menosprezemos a importância da moda para expressar a essência do que realmente somos, pois assim nos sentiremos ainda melhor com nós mesmos, afirma Greg Polkosnik.  

O planeta Vênus (deusa do amor e da beleza na mitologia romana) rege nosso senso estético e, bem posicionado, é comum nas pessoas que adoram moda. No entanto, seu Sol, seu signo solar jamais deverá ser negligenciado quando se trata de trajar-se mais fielmente àquilo que você realmente é. 

Penso que, no caso da moda, devemos sim, atentar ao nosso signo solar, nosso signo Ascendente e ao planeta Vênus em nosso mapa. Sendo assim, é grande a possibilidade de que você queira conferir mais de um Post desta série aqui. 

E, independente de qual seja seu signo astrológico, se seu signo Ascendente é Câncer, o Sol ou o planeta Vênus “cai” na 4ª Casa (que é a tradicional de Câncer), há muito de Câncer em você. 

CÂNCER - o que as caracteriza?

Lady Diana, inesquecível canceriana de 1º de julho de 1961 

Alterações profundas de humor são a marca do seu signo e todo mundo sabe disso. Você pode ser bastante ranzinza. Entretanto, assim como geralmente você é descontraída, também pode ser mal-humorada, alegre, nervosa ou qualquer outro humor imaginável. 

É provável que as pessoas ao seu redor andem na ponta dos pés até descobrirem em que tipo de humor você se encontra antes de dizerem ou fazerem algo errado.  

Mas as pessoas ficam ao seu lado e o motivo disso é: sim, você é propensa a oscilações maníacas de humor, mas isso não muda o fato de que você tem um lado positivo. 

Na verdade, você pode ser o caranguejo mais doce que qualquer pessoa jamais encontrou. Seu lado positivo é tão bom que todos aprenderam a amá-la a despeito de seu lado mau. 

Você deveria ficar contente com isso, canceriana, porque há uma coisa que pode mudar seu humor de mau para bom é sentir-se amada e querida pelas pessoas que você ama. 

A LUA tem fases, cancerianas também

Câncer é regido pela lua. 

Enquanto os outros regentes podem levar meses – ou mesmo anos – para se mover de um signo para outro do zodíaco, a lua passa pelos signos a cada dois dias. Com cada movimento de um signo para outro, a lua toca um diferente nervo seu, mudando seu humor, alterando suas perspectivas e reordenando suas prioridades. 

A fase da lua também afeta profundamente, e eclipses podem mudar sua personalidade, para melhor e para pior. Mas a lua confere mais do que uma natureza rabugenta. 

Na mitologia, a lua regia o princípio da maternidade. Consequentemente, a maioria das cancerianas tem uma forte necessidade de amar e nutrir as pessoas ao seu redor. Entretanto, você também pode pegar-se agindo segundo impulsos maternais menos desejáveis. 

Por exemplo, asfixiar as pessoas com afeto, soterrá-las com sua natureza protetora. Você também pode ser excepcionalmente carente. No entanto, ninguém irá dizer-lhe isso, porque se o fizerem você inevitavelmente revidará com uma arma que todas as cancerianas nasceram para usar: culpa.

A influência maternal da lua deu-lhe a capacidade de fazer as pessoas sentirem pena de você. Mas você não deveria deixar que essa característica de seu signo se tornasse um aspecto predominantemente de sua personalidade, caso contrário sua excessiva carência poderia afastar todos de você – e você realmente não quer isso. 

Juntamente com Escorpião e Peixes, Câncer é um signo de água. Indivíduos nascidos sob um signo de água usam o sentimento como forma de se comunicar. 

Liv Tyler, canceriana de 1º de julho de 1977 - A gratificação emocional é mais importante para eles do que qualquer outra coisa.

Câncer também é um signo cardinal. As pessoas nascidas sob um signo cardinal têm um processo linear de pensamento e uma personalidade pragmática. A influência estabilizadora da qualidade cardinal impede a maioria dos cancerianos de se tornar completos destroços emocionais. 

Quando a natureza concentrada da qualidade cardinal se combina com a natureza sensata do elemento água, as características que a tornam uma canceriana se tornam aparentes. 

Do lado positivo você pode ser sensível, intuitiva, receptiva, tenaz e incrivelmente criativa.  

Do lado negativo você pode ser rabugenta, sensível demais, protetora em excesso, ansiosa e – contrariando a sua natureza cardinal – temerosa do futuro.  Você pode enfatizar seu lado positivo reconhecendo que seus sentimentos não estão completamente sob controle de forças externas, como a lua. 

Você deve desenvolver um senso forte de segurança sobre você mesma que permitirá que outros vejam seu lado bom, seja qual for a disposição mental em que se encontra.  Vestir-se de forma impecável pode dar às pessoas a impressão de que você detém controle sobre si. 

Seu guarda-roupa pode ser uma casca dura de caranguejo que protege seu lado suave do que quer que o mundo cruel coloque em seu caminho. 

A palavra-chave que a canceriana deve ter em mente ao criar seu estilo é...  

SEGURANÇA!

Diane Kruger, de 15/07/1976

Pense na água que simboliza seu signo como um lago em uma caverna subterrânea. Não apenas o lago é protegido pelas paredes rochosas que o circundam, mas também é alimentado por uma fonte subterrânea que o mantém fresco e cheio de vida. 

Dentro do lago há peixes que evoluíram, dependendo da segurança desse ambiente. Para eles esse lago é como uma mãe, pois sem ele não poderiam existir. Os peixes viveram no lago por incontáveis gerações e com as paredes da caverna para protegê-los não há razão para acreditarem que esse plácido cenário algum dia chegará ao fim. 

Em uma palavra, esse ambiente é seguro. Para uma canceriana como você, “segurança” provavelmente seja a questão mais importante de sua vida. De fato, “segurança” é sua palavra-chave, canceriana. 

Como o peixe do lago, você gosta de saber que pode depender da estabilidade a seu redor. Portanto, “segurança” deve desempenhar um papel importante na maneira como você se veste.


Pense em seu guarda-roupa como as paredes rochosas que protegem o ambiente delicado que existe sob sua pele. Se você parece estar segura do lado de fora, ninguém precisará jamais saber o quão frágil você pode ser por dentro. 

Para você, canceriana, estar bem vestida e se sentir segura de si andam lado a lado. 

SUAS TRÊS REGRAS PARA SE VESTIR BEM SÃO:

Marina Ruy Barbosa, de 30/06/1995

1. Vestir-se de forma defensiva 

Como a segurança emocional desempenha um papel fundamental em seu sucesso, você precisa abordar a ideia de compor um guarda-roupa com uma atitude bastante defensiva.  Você precisa parecer tão segura do lado de fora que ninguém jamais questionará o que passa por sua cabeça. 

O segredo para compor um guarda-roupa que defenda sua mente vulnerável é este: adote um estilo que faça as pessoas levarem você a sério. Descubra roupas que possam ser usadas vários anos e evite o que está na moda sempre que puder.

Embora você talvez não fique especialmente na moda se seguir este conselho, ele definitivamente a faz parecer mais digna de crédito.

Por exemplo, pense no tipo de roupa que as pessoas com “linhagem” usam. 

Adotar um estilo semelhante pode ajudá-la a ter um visual e a se sentir segura mesmo quando estiver em um de seus terríveis e mais vulneráveis humores.

Tenha uma aparência digna de crédito e impecável. Isso porque ser rico nunca sai de moda, assim como não sai de moda parecer ser rico. 

Ao se sentir de forma defensiva, em um estilo universalmente atraente – como o visual com “linhagem” – você se sentirá melhor e ninguém jamais precisará saber que raio de humor maluco a assola.


Eis a bela canceriana, Isabeli Fontana, de 04/07/1983

2. Não olhar para trás 

As pessoas que nascem sob um signo cardinal em geral são propensas a olhar para o futuro. Mas ser regida pela lua a torna apreciadora do passado. 

Você olha para trás, para a história, com óculos cor-de-rosa, e muitas vezes se pega com saudades de um momento de um tempo que realmente nunca viveu.  

O conflito resultante dessa disposição cardinal futurista e a natureza que olha para trás, dada pela lua, pode dificultar sua definição quanto a um estilo particular. Mas você deve esquecer o passado e encarar o presente. 

Clássicos contemporâneos combinam muito melhor com você do que barganhas de segunda mão.

Isso porque seu senso de passado com frequência é idealizado e não distorcido. Você pode sentir-se constrangida se tentar ressuscitar estilos que não estão prontos para voltar. 

Procure montar um guarda-roupa moderno e avançado em termos de moda e deixe os visuais retrógrados para os indivíduos que têm apego ao passado, não apenas apreço. Você encontrará a “segurança” que a faz sentir-se bem em cada roupa que escolher para usar. 

Lília Cabral, canceriana de 13/07/1957 

3. Ser positiva 

A insegurança de uma canceriana sobre seu visual pode ser até trágica. Mesmo as cancerianas mais belas são especialmente duras consigo. Você é tão sensível aos comentários e olhares dos outros que pode ficar deprimida por interpretar mal um comentário inofensivo ou uma olhadela fugaz.  

Você precisa adotar uma atitude mais positiva a seu respeito. Não se desgaste se seu espelho mostrar toda a imperfeição do seu corpo, porque ele também mostra todas as partes boas. 

Se você realmente se conhecer, pode usar a moda para acentuar elementos positivos de seu visual e pode aprender a atenuar as coisas que não gosta em si mesma. Faça um esforço consciente para acentuar o positivo, canceriana, e se sentirá melhor por ter feito isso. 

As queridas Consuelo Blocker e Angela Motta, canceriana de 11/07, sempre otimista e acolhedora. Conheça suas belíssimas coleções, AQUI.

Nada torna um rosto bonito pior do que uma carranca fechada, então, sorria! Olhe sempre para o lado positivo das coisas e descobrirá que a beleza realmente vem de dentro. 

O QUE USAR

Todo o espectro do azul é ideal para você.

Se houvesse uma cor particularmente segura e que todos pudessem usar, essa cor seria o preto. Consequentemente, muitas cancerianas se sentem seguras quando usam preto com regularidade. 

Carol Trentini, canceriana de 6/07/1987 

Embora seja difícil errar com preto, você deve saber que usar roupas escuras com muita frequência pode ser um erro. 

Toda canceriana deveria clarear sua paleta de cores. 

Vestido branco, colado ao corpo, by Herver Lerger. 

Prata, cinza, branco e alfazema-claro também lhe caem bem e adicionam variedade ao seu guarda-roupa. 

Encontrar equilíbrio entre as cores escuras e claras que você usa é uma forma ideal de fazê-la parecer mais acessível. 

Para alguém que gosta de se sentir amada e querida, fazer os outros se sentirem intimidados por sua aparência é uma receita para o desastre. 

Meryl Streep, canceriana de 22/07/1949 - Usar cores escuras da cabeça aos pés pode ser algo muito intimidante. 

Não evite cores escuras de todo, simplesmente não deixe que se tornem seu uniforme. Aprenda a se vestir de forma apropriada conforme a estação. Para muitas cancerianas malvestidas pode parecer inverno o ano inteiro. 


Toda mulher nascida sob um signo de água pode beneficiar-se da utilização de tecidos fluidos em seu guarda-roupa. A rigidez de um blazer retangular, por exemplo, pode ser temperada por uma blusa fluida, menos estruturada, ou uma despretensiosa saia floral. 


A combinação de camadas duras e macias deve acontecer naturalmente para uma mulher que é – como o caranguejo que a simboliza – a combinação perfeita de qualidades duras e macias. 

Artigos de malha grossos não são para você, mas peças pequenas de tricô podem incrementar seu guarda-roupa. Tente usar mais jérsei, por exemplo. 

Tecidos com uma superfície ligeiramente brilhante, como a pele do tubarão, podem ter um lugar em seu guarda-roupa. 

Vestidos feitos de tecidos acetinados também ficam muito bem em mulheres de Câncer. O mesmo acontece com tecidos transparentes e tricô rendado. Evite roupas largas porque você não deve tentar disfarçar sua silhueta. 

Camurça pode ser uma boa opção para você também, mas evite usar muito couro. Couro preto pode ter uma dureza de contornos que faz a canceriana parecer muito inacessível. Deixe o couro para os sapatos e as bolsas, e não terá de se preocupar em afugentar as pessoas com uma aparência que não é o seu estilo. 

Grazi Massafera é canceriana de 28/06/1981. 

É provável que roupas com um bom corte e estrutura a atraiam. Conjuntos, em particular, são a opção ideal para a canceriana. Mas tenha cuidado para não abusar desse estilo deixando-o “sóbrio” demais. Que tal adicionar leveza e cor suave, fresquinha? 


Cancerianas em geral deixam seu senso de nostalgia afetar a maneira como se expressam em relação à moda. A preferência por saias ou calças está presente na maioria das cancerianas e a escolha de uma ou outra frequentemente baseia-se em qual das roupas achavam mais confortáveis quando crianças. 

Você em geral usa roupas coladas ao corpo. Câncer é um signo feminino e possuir uma forma feminina é importante para a maioria das cancerianas.  

Quadris bem marcados e uma cintura bem definida são essenciais, mas com mais frequência a metade superior é mais deliberadamente ressaltada. A razão para isso é que seu signo rege o tórax e ter uma linha de busto bem formada é de suprema importância para você. 

Você provavelmente fica empolgada com vestidos e jaquetas que valorizam o que você tem de melhor. 

Suéteres e camisas são escolhidos muitas vezes pela maneira com que acentuam seu busto e muitas cancerianas gostam de mostrar o sulco entre os seios. 


Entretanto, procure não exagerar ao mostrá-los. Muitas cancerianas malvestidas mergulham de cabeça na moda que valoriza o busto. Há uma diferença entre ser sexy e ser malvestida. Por favor, aprenda a distinguir as duas coisas. 

Estamparias e padrões podem ajudá-la a tornar seu guarda-roupa mais interessante.

Um estampado florido pode ficar muito bonito em você, dando mais suavidade a seu visual, o que os outros acharão atraente. 

A lua, regente de seu signo, governa as plantas e as flores. 

Tenha cuidado para não escolher estampas e padrões muito berrantes. Simples listras, sobretudo em tom cinza-prateado, são uma boa escolha para você. Na verdade, um conjunto azul-marinho com listras é “o máximo” para a canceriana. Se você não tem um, faça dessa aquisição uma prioridade. 

Eis a cantora Cheryl Cole (30/06/1983), sensualíssima! Se você tem um corpo bonito, não tenha medo de usar roupas coladas ao corpo. 

Você nasceu para usar roupas tão apertadas quanto uma casca de caranguejo. Está escrito nas estrelas! 

O QUE EVITAR 

O erro mais comum que cancerianas cometem é usar cores escuras com muita frequência. Também pode ser um problema usar roupas com um corte sóbrio demais e muitas cancerianas malvestidas tem uma aparência muito convencional. Mas o pior erro que você pode cometer é usar roupas que são melhor definidas como de “matronas” ou antiquadas. 

Você, às vezes, usa roupas apagadas, sem criatividade, que adicionam anos à sua aparência. Se esse cenário lhe soa familiar, caia fora disso, canceriana! 

Se você tem a chance de ter uma aparência melhor ou pior, por que cargas d’água escolher a pior? Ao tentar produzir em si uma aparência indefinida, você fica horrível em suas roupas pouco interessantes e fora de moda. 

CABELOS & MAQUIAGEM 

As lindas cancerianas Andrea e Elaine Vessoni (12/07), amigas muito queridas. 

Muitas cancerianas usam cabelos tingidos de cores muito escuras para seu tom de pele. Seja qual for a estação, sempre é tempo de clarear seu visual. Mesmo uma pequena mudança na cor dos cabelos pode fazer maravilhas em sua aparência. 

Use um tom mais claro ou realce-os com um visual natural. Além disso, não se preocupe se os anos estão chegando, porque ninguém fica melhor com uma aparência de raposa vermelha do que a canceriana. Simplesmente siga a corrente! Entretanto, tenha cuidado para evitar estilos de cabelo engomados, sóbrios. 

Suavizar um penteado engomado pode ajudá-la a parecer e se sentir mais atraente. Jacke Helud (08/07), uma canceriana terna e doce, especialista em nos assessorar sobre qual melhor cor para nosso tom de pele e de cabelos, confira seu trabalho AQUI. 

Evite usar os cabelos puxados para trás sempre que possível, porque nada é mais convencional que um coque. E uma lição importante é aprender a ir devagar com produtos para os cabelos. O mesmo tipo de conselho se aplica à maquiagem. 

Primeiro, dê uma olhada na base e certifique-se de que não é muito escura para seu tom de pele. Depois, clareie seu visual com uma grande dose de cor. 

Hermilda Hansen (12/07), uma das melhores e mais belas descobertas de Santos!

Muitas nuances do azul podem compor a paleta de sua maquiagem. O mesmo acontece com prateados e brancos perolados. De fato, qualquer produto com um toque de brilho perolado é perfeito para seu visual, canceriana. 

Fazer um pouco de contorno no rosto também pode ser interessante. Muitas cancerianas têm rostos arredondados, como a lua, portanto, é necessário enfatizar a estrutura óssea. 

Contudo, tenha cuidado para não abusar ao tentar dar definição a suas características. Aprenda a trabalhar com o que você tem e não espere milagres. 

E, é claro, nunca se deixe convencer de que mais maquiagem é sinônimo de mais beleza. A maneira como você aplica seus cosméticos deve ser tão leve quanto as cores que você deve usar. 

ACESSÓRIOS

Como o signo de câncer governa o tórax, uma canceriana precisa tratar os sutiãs como um acessório de seu guarda-roupa e não como um mal necessário que decorre do fato de ter seios.

Um bom sutiã deve ser algo que lhe deixa satisfeita ao usá-lo.

Antes de tudo, deve ajustar-se bem. Roupas caem muito melhor em uma mulher que usa o tamanho correto de sutiã. Se seu sutiã está atorando em suas costas ou se ele não oferece nenhum suporte, compre outro – é tão simples assim.  

Lembre-se também de que certos estilos podem deixar o sutiã à mostra, através de um tecido transparente ou um top de malha apertado e o sutiã pode realçar ou acabar com uma roupa. Portanto, não conclua que o sutiã não é uma peça essencial de seu guarda-roupa só porque fica por baixo das roupas. 

A apresentadora de TV Fernanda Lima é canceriana de 25/07/1977 

Se você se esforçar um pouco para encontrar um sutiã adequado, todo o seu visual se beneficiará.

Há outros acessórios que você também precisa esforçar-se mais para encontrar. Bolsas, sapatos e cintos devem ser comprados por causa de sua simplicidade clássica, pois esses artigos em geral duram várias estações.

Minha adorada canceriana Ritinha Medina (11/07) e seus maravilhosos sapatos! 

Evite os estilos da moda, mas não procure ater-se a um esquema limitado de cores. Se você é uma das muitas cancerianas que adoram preto, adicione, ao menos nos pés, uma pitada de cor. 

Linhas clássicas como Armani, Chanel, Dior e Gucci são boas opções para você. 

Mas são dispendiosas, portanto, certifique-se de selecionar estilos que não pareçam ridículos dentro de um ano e tente comprar peças que combinem umas com as outras.

Os sapatos podem combinar com a bolsa também. Um modelo feminino e clássico como este acima, lhe proporcionará a segurança que tanto almeja, canceriana.

DICAS 

Você deve se ater aos clássicos quando usar perfume. 

Unhas delicadas, nude ou peroladas ficam muito bem em você, canceriana. 

Cosméticos prateados ou com reflexos ondulares também combinam com você. 

Pamela Anderson, canceriana de 1º de julho de 1967 

Sempre que suas roupas necessitem ser incrementadas, um bom sutiã que empine os seios dá conta do recado. 

Um vestido de noiva tradicional e elegante é um puro estilo canceriano.

Um maiô água ou de qualquer tom de azul fica bem em você. Você pode achar confortável um maiô com os bojos do sutiã acolchoados. 

Roupas de dormir em tecidos suntuosos são imprescindíveis para cancerianas.

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI... ...


DOZÔMI, eis o canceriano Iain Glen (24/06/1961) com toda aquela irresistível sensibilidade que somente os regidos pela Lua possuem. \o/ 

A seguir, cena do próximo capítulo… LEÃO!!! 

Espero que tenham se divertido! Como sempre, tô às ordens! Zilhões!


"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

Entendimento dos Símbolos

Por Fernando Pessoa

Benedictus Dominus Deus noster qui debit nobis signum

O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.


A primeira é simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Têm o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isso se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição não a tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.

A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é em síntese; e a compreensão é uma vida. Assim, certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou ao mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.

A quinta é menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é graça, falando a outros que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e Conversação do Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.

Eu sei ler as estrelas!

Eu sei ler as estrelas!

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Sobre A Metafísica - Rainha das Ciências - A Hécuba kantiana: * A S T R O L O G I A *

Aristóteles: "Este mundo está ligado duma maneira necessária aos movimentos do mundo superior. Todo o poder no nosso mundo é governado por estes movimentos" . (Tratado do Céu)

São Tomás de Aquino: "Os corpos celestes são a causa de tudo o que se produz neste mundo sublunar, agem indiretamente sobre as ações humanas, mas nem todos os efeitos que produzem são inevitáveis". (Suma, quest. XV, art. 5 e vol.III, pp. 2-29)

Dante: "Os astros são, de fato, a causa primeira de vossas ações, mas haveis recebido uma luz que vos permite distinguir o bem do mal, e uma vontade livre que, após ter começado a lutar contra os astros, de tudo triunfa se for bem dirigida". (Purgatório, XVI, 73)

Tycho-Brahé: "O homem contém em si uma influência bem maior do que a dos astros; superará as influências se viver segundo a justiça, mas, se seguir as suas tendências cegas, se descer à classe dos brutos e dos animais, vivendo com eles, o rei da natureza já não comanda, é comandado pela natureza".

Kepler: "Vinte anos de estudos práticos convenceram o meu espírito rebelde da realidade da astrologia".

Goethe: "Vim ao mundo em Franco forte-sobre-o-Meno a 28 de Agosto de 1749, ao soar a última badalada do meio-dia. A constelação era feliz, o Sol estava no signo da Virgem; Júpiter e Vênus formavam com ele bons aspectos; Mercúrio não era desfavorável, Saturno e Marte eram neutros; só a Lua, cheia nesse dia, exercia a força da sua reverberação tanto mais poderosa quanto a sua hora planetária havia começado. Opôs-se, portanto, ao meu nascimento até que essa hora passou. Estes bons aspectos, mais tarde altamente apreciados pelos astrólogos, serão sem dúvida a razão por que fiquei vivo, pois, pela incúria da parteira, julgaram que estava morto quando vim ao mundo, e só depois de numerosos esforços vi a luz". (Poesia e Verdade, cap. I).

Balzac: "A Astrologia é uma ciência imensa e que reinou nas mais altas inteligências".

C.G. Jung: "Se as pessoas cuja instrução deixa a desejar têm julgado que podem fazer troça da astrologia, considerando-a como uma pseudociência há muito liquidada, essa astrologia, remontando das profundezas da alma popular, volta hoje a apresentar-se às portas das nossas universidades, que deixou há três séculos". (Seelenprobleme derGegenwart, p. 241)

André Breton: "É (a astrologia) para mim uma dama muito alta, muito bela e vinda de tão longe que não pode deixar de encantar-me. No mundo puramente físico, não vejo outra cujas qualidades possam rivalizar com as suas. Parece-me, além disso, guardar um dos mais altos segredos do mundo. É pena que hoje – pelo menos para o vulgo – reine no seu lugar uma prostituta". (Atrologie moderne, nº 12, Outubro de 1954)

Claude Lévi-Strauss: "Os antigos construíram um sistema, e esse sistema, a partir do momento em que foi construído, mostrou-se operante e fecundo, pois o homem só pode pensar com sistemas. A astrologia foi um grande sistema, pois ajudou o homem a pensar durante milênios". (L'Astrologue, nº 9)

Lucien Malavard (Prof. De Ciências na Sorbonne): "Penso que os antigos fizeram de certo modo ciências humanas avant lalettre por meio da astrologia: elaboraram assim uma classificação dos seres, uma maneira de ver mais claro nos comportamentos humanos. Pela minha parte, sentir-me-ia tentado a situar a astrologia ao lado das ciências humanas, um pouco mais longe...". (L'Astrologue, nº 15)

ASTROLOGIA NÃO É DOGMA DE FÉ (creio/não creio).

Requer conhecimentos básicos de matemática, geometria, mitologia, antropologia, história, psicologia, semiótica, física, astronomia e filosofia pré-socrática.

Conclamar a união de todas essas disciplinas já a torna deveras intrigante!

Ouça entrevista (em áudio) que concedi sobre Astrologia em "Conhecimento Sem Fronteiras", no site da ESDC: http://www.esdc.com.br/

Entrevista em áudio sobre Astrologia

Realizada por Márcia Oshiro com a Profª Luciene Félix


1ª Parte (duração: 10:45)

O que é astrologia?
Quais os pressupostos deste Saber?
Que conhecimento é necessário para decodificar essa linguagem?
O que são os quatro elementos?
O que tem a nos dizer sobre a Era de Aquário?
No que o estudo de um mapa astral pode ajudar as pessoas?
Qual é a informação mais importante de um mapa astral?

2ª Parte (duração: 9:34)
Após o Sol, qual é a segunda informação a ser analisada?
Como descobrir qual é nosso signo Ascendente?
E quem é de Câncer, por exemplo? Errata: Asc. Câncer mesmo é para quem nasce entre 6 e 8hs da manhã
Qual planeta rege qual signo?
Podemos confiar em mapas da internet?
E quanto às interpretações dos mapas astrais da internet?

3ª Parte (duração: 11:25)
Após o Sol, o Ascendente e a Lua, o que deve ser analisado?
Breve resumo do posicionamento de Vênus nos 4 elementos?
E o que seria uma Vênus mal posicionada?
E quanto a localização do planeta Marte num mapa?

4ª Parte (duração: 9:49)
Posicionamento de Marte & Vênus e a vida sexual.
O que é "Trânsito Astrológico"?
Exemplo de Trânsito.
Qual influência do ciclo de lunação?
E quanto a Lua Cheia?

5ª Parte (duração: 13:24)
O grande presente: o benéfico Júpiter!
Interpretação do trânsito de Júpiter/Zeus por Casas.
Em que consiste o sistema de Casas derivadas?
Sobre a arte do divinatio, da advinhação.
Conhecendo "O Segredo" de se auto-conhecer
E quanto ao rebaixamento de Plutão?
És astróloga? Ensinas a ler as estrelas...